Conhecendo o Novo Ensino Médio
Se você quer conhecer mais sobre o Novo Ensino Médio e sobre os Itinerários Formativos oferecidos pelo CPM Dona Leonor Calmon, acompanhe esta matéria.
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
E o que são os itinerário formativos?
Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento:
I - linguagens e suas tecnologias
II - matemática e suas tecnologias
III - ciências da natureza e suas tecnologias
IV - ciências humanas e sociais aplicadas
V - formação técnica e profissional
Descrição dos Eixos Estruturantes:
Investigação Científica – Investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas.
Processos Criativos – Idealizar e realizar projetos criativos.
Mediação e Intervenção Sociocultural – Utilizar conhecimentos para realizar projetos que contribuam com a sociedade e o meio ambiente.
Empreendedorismo – Mobilizar conhecimentos de diferentes Áreas do Conhecimento para empreender projetos pessoais ou produtivos articulados ao seu projeto de vida.
Quais serão os benefícios para os estudantes com a nova organização curricular?
O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos.
Um currículo que contemple uma formação geral, orientada pela BNCC, e também itinerários formativos que possibilitem aos estudantes aprofundar seus estudos na(s) área(s) de conhecimento com a(s) qual(is) se identificam.